Consumo de Café na Prevenção do Melanoma

O consumo do café oferece várias ações benéficas no corpo humano, quando consumido

em doses adequadas, dentre elas a ação anti-inflamatória, antioxidante e estimuladora do sistema nervoso central.


Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do consumo de café na prevenção de melanoma. Material e Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados em saúde Medline, Lilacs e SciELO, utilizando os descritores em Ciências da Saúde (DeCS): nutrição; polifenóis;café; melanoma, nos idiomas português e inglês, considerando o período de junho de 2013 a junho 2020.


Resultados: Foram encontrados 283 estudos, 111 foram incluídos e 172 excluídos por não atenderem os critérios de elegibilidade. De acordo com a literatura observou-se a capacidade da cafeína de induzir depleção reduzida de tióis e efeito pró-apoptótico seletivamente em células de melanoma, onde o café com cafeína foi constantemente associado a possível efeito protetor no melanoma, mas em altas doses podem estar associada ao desenvolvimento de outras doenças.


Conclusão: Neste estudo de revisão, o café mostrou-se como um possível agente promissor no câncer de pele melanoma, auxiliando na melhora do prognóstico da doença.


Clique no link abaixo e leia o artigo completo

#franbatista #melanoma #prevencaomelanoma #nutricionista #nutricionistajundiai #nutricionistacabreuva

1 visualização0 comentário